terça-feira, 21 de outubro de 2008

50 anos de história...

Em 2008, o Externato Menino Jesus comemora 50 anos de existência. Ao longo de todo este tempo tentámos proporcionar aos nossos alunos momentos de alegria, partilha, solidariedade e muita aprendizagem. Continuar cada vez melhor é, sem dúvida, o nosso desafio.
Para honrar esta data, o tema escolhido para a Área de Projecto deste ano lectivo é "50 anos de História!".
Cada turma irá trabalhar diversos temas relacionados com uma década, desde os anos 60 até à actualidade. A educação, a música, o ambiente, passando pela política ou pela moda, são áreas que os alunos poderão reviver e explorar em diferentes momentos e situações.
Como já vem sendo hábito, este será também o tema da Festa de Natal deste ano, dando possibilidade aos alunos para mostrarem aos pais e familiares o fruto das suas aprendizagens.
Contamos, mais uma vez, com a colaboração de todos os elementos da Comunidade Educativa para tornar esta descoberta ainda mais rica e apetecível.

Um comentário:

Ex-aluna disse...

Quem escreveu este belíssimo post não foi, de certeza absoluta, aluno(a) da Exma Sra. D. Maria Elisa. Se assim fosse, saberia algumas regras gramaticais essenciais, como por exemplo, que entre o sujeito e o verbo nunca se usam virgulas. Este colégio nunca teve grandes instalações, grandes actividades extra ou grandes tecnologias. Nunca precisou, primou pelo ensino. Tinha grandes professoras. Com saudade recordo a Lili na infantil (que, pelo que sei, ainda se mantém), a Sra. D. Clara, Sra. D. Áurea, Sra. D. Rosette e a Sra. D. Elisa. Todas estas senhoras, muito diferentes, deixaram saudade em cada ano. Todas com tanto para dar. Não aprendi apenas Português ou Matemática (e nunca seria um apenas… deram-me bases que ainda hoje mantenho e me valem para a formação superior que possuo), aprendi a viver. Aprendia-se a estar à mesa, a ser educado, a fazer receitas, a vestir, a provar vinho do Porto, a ir ao cinema e a escrever a crítica, brincar até ficar com as mãos sujas dos pneus ou do descampado atrás da igreja, a transpirar como crianças. Não havia lá consolas. Fiquei sem uma porque se lembrou de tocar sozinha dentro da mochila. Aprendia-se a obedecer. A ir ao Sr. Fernando comprar rebuçados a um escudo mas a pedir licença primeiro. A ir aos saldos. A Sra. D. Elisa levou-nos aos saldos, ensinou-nos a ir às compras. Quantos chocolates recebi de fazer as contas mais rápido? Aprendi a ser recompensada, valorizada. Quantos colegas, os maus alunos do meu ano, têm hoje cursos superiores e são bem sucedidos? Tenho saudades e valorizo muito o esforço dos meus pais para me colocarem num colégio privado. Só lamento já não haver colégios assim onde possa por os meus filhos. Ainda há-de ir para a Lili para aprender a ler… e muitas outras coisas mais!
Por último, deixo uma sentida homenagem à Sra. D. Maria Elisa. Pela grande Senhora, Professora, Mãe, Avó, Amiga e Mulher que é. Parabéns por essa vida plena. Obrigada por tudo o que me deu.

Um beijinho, do coração...